SEJA BEM VINDO! 21 de Fevereiro de 2018 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Festa Litúrgica | Santa Tereza de Ávila – 15 de Outubro Padroeira dos Professores

Publicado em 15/10/2014       Nenhum comentário

StaTeresaAvila3

Santa Teresa de Ávila, também chamada de Santa Teresa de Jesus, nasceu na Espanha, em 1515. Em sua autobiografia, ela mesma menciona alguns particulares da sua infância: o nascimento e a educação por parte de pais virtuosos e tementes a Deus. Ainda criança, leu a vida de alguns mártires que a inspiraram o desejo do martírio, tanto que chegou a improvisar uma breve fuga de casa para morrer mártir e subir ao céu (cf. Vida 1,4).“Quero ver Deus”, disse a menina aos seus pais.

Entrou para o convento das carmelitas aos 20 anos, tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino.

Apesar de encontrar muita resistência, Santa Tereza continuou com sua missão realizando uma grande reforma na Ordem das Carmelitas Descalças. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, com uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio.

Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Seus escritos se resumem em dois princípios fundamentais: de um lado “o fato que tudo aquilo que pertence ao mundo daqui, passa”; do outro, que “somente Deus é para sempre”. Tema presente na famosa poesia “Nada te perturbe, nada de amedronte, tudo passa, Deus não muda, a paciência alcança tudo. A quem tem Deus nada falta, só Deus basta”.

Em 1970, recebeu o título de Doutora da Igreja, pelo Papa Paulo VI, sendo a primeira mulher na história da Igreja a receber tamanha distinção. Morreu em Alba de Tormes em 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa.

Santa Tereza de Jesus, Rogai por nós.

(Com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé “Catequese de Bento XVI sobre Santa Teresa de Jesus”)

Deixe um comentário

*
*

CADASTRE-SE

    E receba todas as notìcias em seu email

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço

  • Fale Conosco



    captcha