SEJA BEM VINDO! 21 de Fevereiro de 2018 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Palavra do Padre | Ed. 34

Publicado em 18/12/2014       Nenhum comentário

ed-34

Por Pe. Carlos Panassolo, Pároco

“Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas” (Mt 7, 12). Estamos vivendo um tempo especial, o tempo do Advento que vem nos preparar e voltar nosso olhar e nosso coração a Cristo Jesus, contemplando sua primeira vinda ocorrida em Belém (a espera messiânica, Isaias 7, 14), mas a colocar nossa alegria e confiança em seu retorno Glorioso (Mt 24,36), momento conhecido apenas por Deus, mas vigilantes esperamos, e a exemplo de muitos santos, somos chamados a vivenciar essa espera na acolhida e no testemunho da Palavra Viva que é Jesus em nosso cotidiano.

O mês de dezembro vem nos presentear com grandes amigos de Deus, como podemos destacar, São Francisco Xavier, presbítero, missionário (no dia 03), Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, sua aparição se deu em 1531 na Cidade do México ao índio Juan Diego (no dia 12), Santa Luzia, virgem e mártir (no dia 13), São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja (no dia 14), Santo Estevão, o primeiro mártir da Igreja (no dia 26), como São João, apóstolo e evangelista (no dia 27), entre outros, mas gostaria de refletir um especial São Lázaro, que celebramos no próximo dia 17, com missa às 19h30 em sua capela a Rua Cabo João dos Santos.

Capela que agrega, há mais de 50 anos, devotos de vários lugares, fazendo desta ‘pequena’ casa de oração, acolhida e partilha, um ponto de reunião, encontro com Cristo Jesus pela oração do santo terço, novenas de natal e via sacra, e pela santa missa mensalmente celebrada sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 19h30.
Gostaria de deixar aqui registrado nossa gratidão a tantos que de forma ímpar, voluntária e silenciosa sempre desempenharam a missão de zelar por esse espaço religioso e físico.

O dia 17 também é reservado a São Lázaro de Betânia, irmão de Marta e Maria, amigos de Jesus (Jo 11), onde Jesus ao receber a notícia da morte do amigo, chorou (Jo11, 35) e o ressuscitou (Jo 11, 43): ‘Lázaro, saia para fora!’. A nossa capela foi edificada em honra a São Lázaro, o leproso, presente no Evangelho de São Lucas (16, 19-31): ‘E um pobre chamado Lázaro, cheio de feridas, que está caído à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíram da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber-lhe suas feridas’ (Lc 16, 20-21).

Em Lázaro contemplo a figura do fiel, que mesmo diante das dificuldades não desanima ou desiste, não abandona a fé, mas permanece firme, fiel. Somos assim questionados a avaliar nossa fé e nossa forma de amar e servir o irmão em Cristo Jesus, principalmente se ele está enfermo, pois como afirma São Paulo aos Coríntios (13, 3-4): ‘ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo.’

Ao contemplar nossa realidade observamos uma sociedade impaciente e imediatista, distante do projeto de Deus. Cabe assim, a nós batizados, desenvolver e cultivar em nós a Pastoral do Encontro, como afirma o papa Francisco, gerando entre nós o dom da acolhida, da escuta e do servir.

Louvemos ao Senhor por muitos irmãos e irmãs que em nome de Cristo Jesus, não apenas no tempo natalino u no processo eleitoral voltam seu olhar necessitado, mas no transcorrer de cada dia, desenvolvem tantos e múltiplos serviços aos que mais precisam em nossa comunidade e na sociedade.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, por exemplo pelo trabalho dos Vicentinos, da Pastoral da Criança, da Sobriedade, Carcerária, Campanha do Kilo, do Saco da Alegria e das Fraldas, enfim, por todos os agentes de pastoral, voluntários, amigos e colaboradores – benfeitores que pela vida compartilhada e doada conhecem o amor a luz da fé no Senhor. São Lázaro, rogai por nós!

Deixe um comentário

*
*

CADASTRE-SE

    E receba todas as notìcias em seu email

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço

  • Fale Conosco



    captcha