SEJA BEM VINDO! 21 de Fevereiro de 2018 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Viagem Apostólica a Tirana

Publicado em 22/09/2014       Nenhum comentário

papa-tiranaNo último domingo, 21 de setembro, Papa Francisco realizou uma viagem apostólica a Tirana, na Albânia. Durante a visita, realizou a Santa Missa na Praça Madre Teresa, de ontem também, rezou o Angelus Domini; se encontrou com os líderes de outras religiões e denominações cristãs na Universidade Católica Nossa Senhora do Bom Conselho; realizou a Celebração das Vésperas na Catedral de Tirana e, por fim, se encontrou com as crianças do Centro de Assistência Betânia e crianças assistidas por outros institutos de caridade da Albânia, na igreja do Centro Betânia.

A Albânia, oficialmente República da Albânia, é um pequeno país montanhoso da península Balcânica, no sudeste da Europa. Seu nome em albanês é Shqipëria, que significa  “A Terra da Águia” e, Tirana, é sua capital e cidade mais populosa, com cerca de 343 078 habitantes¹. Em relação a religião, embora a maioria das pessoas na Albânia seja de origem muçulmana (55-65%), segundo as pesquisas, cerca de 35% dos albaneses são agnósticos, 22% são ateus, 19% são muçulmanos, 15% são ortodoxos, 8% são católicos e 1% são de outras religiões.²

“A Albânia é um país que sofreu muito. Conseguiu obter uma paz entre suas diferenças religiosas. É um bom sinal para o mundo este equilíbrio a favor do bom governo”, disse o papa, de 77 anos, aos jornalistas durante o voo a Tirana.³

 

ANGELUS | Confira o Angelus orado direto de Tirana

Amados irmãos e irmãs!

Antes de concluir esta Celebração, desejo saudar a todos vós que viestes da Albânia e dos países vizinhos. Obrigado pela vossa presença e pelo testemunho da vossa fé!

De modo particular, dirijo-me a vós, jovens! Dizem que a Albânia é o país mais jovem da Europa e por isso me dirijo a vós. Convido-vos a construir a vossa vida sobre Jesus Cristo, sobre Deus: quem constrói sobre Deus constrói sobre a rocha, porque Ele é sempre fiel, mesmo quando falha a nossa fidelidade (cf. 2 Tim 2, 13). Jesus conhece-nos melhor do que ninguém; quando erramos, não nos condena mas diz: “Vai e de agora em diante não tornes a pecar” (Jo 8, 11). Queridos jovens, vós sois a nova geração, a nova geração da Albânia, o futuro da Pátria. Com a força do Evangelho e o exemplo dos vossos antepassados e o exemplo dos vossos mártires, sabei dizer não à idolatria do dinheiro – não à idolatria do dinheiro! –, não à falsa liberdade individualista, não às dependências e à violência; e, pelo contrário, sabei dizer sim à cultura do encontro e da solidariedade, sim à beleza inseparável do bem e da verdade; sim à vida gasta com ânimo grande, mas fiel nas pequenas coisas. Deste modo, construireis uma Albânia melhor e um mundo melhor, seguindo as pegadas dos vossos antepassados.

Dirijamo-nos agora à Virgem Mãe, que venerais sobretudo com o título de “Nossa Senhora do Bom Conselho”. Em espírito, dirijo-me ao seu Santuário de Escutári, que vos é muito querido, e confio-Lhe toda a Igreja na Albânia e todo o povo albanês, especialmente as famílias, as crianças e os idosos, que são a memória viva do povo. Nossa Senhora vos guie para caminhardes, “junto com Deus, rumo à esperança que nunca desilude”.

Angelus Domini…

 

papa-praça

CENTRO BETÂNIA | Confira o discurso do Papa para o Centro Betânia

O Centro Betânia de Tirana foi fundada em 1999, por Antonietta Vitale, para a assistência às crianças necessitadas e com graves problemas familiares e, durante sua visita, o Papa Francisco discursou lindamente:

Queridos amigos do Centro Betânia

De coração vos agradeço pela vossa jubilosa recepção! E sobretudo agradeço-vos pela recepção que aqui se oferece cada dia a tantas crianças e adolescentes carecidos de tratamento, de carinho, de um ambiente sereno e de pessoas amigas que sejam também verdadeiros educadores, um exemplo de vida e um apoio.

Em lugares como este, todos somos confirmados na fé, todos nos sentimos ajudados a crer, porque vemos a fé fazer-se caridade concreta. Vemo-la levar luz e esperança a situações de grave contrariedade; vemo-la reacender-se no coração de pessoas tocadas pelo Espírito de Jesus, que disse: “Quem receber um destes meninos em meu nome é a Mim que recebe” (Mc 9, 37). Esta fé que opera na caridade move as montanhas da indiferença, da incredulidade e da apatia e abre os corações e as mãos para fazer o bem e irradiá-lo. Através de gestos humildes e simples de serviço aos pequeninos, passa a Boa Nova de Jesus que ressuscitou e vive entre nós.

Além disso, este Centro testemunha que é possível uma convivência pacífica e fraterna entre pessoas pertencentes a várias etnias e a diferentes confissões religiosas. Aqui as diferenças não impedem a harmonia, a alegria e a paz; antes, tornam-se ocasião para um conhecimento mais profundo e mútua compreensão. As diferentes experiências religiosas abrem-se ao amor respeitoso e eficaz para com o próximo; cada comunidade religiosa exprime-se através do amor e não da violência; não se envergonha da bondade. Esta, a quem a faz crescer dentro de si, dá uma consciência tranquila, uma alegria profunda, mesmo no meio de dificuldades e incompreensões. E até perante as ofensas sofridas, a bondade não é fraqueza, mas verdadeira força, capaz de renunciar à vingança.

O bem é prêmio em si mesmo, aproximando-nos de Deus, Sumo Bem. Faz-nos pensar como Ele, faz-nos ver a realidade da nossa vida à luz do seu desígnio de amor para cada um de nós, faz-nos saborear as pequenas alegrias de cada dia e ampara-nos nas dificuldades e nas provações. O bem paga infinitamente mais do que o dinheiro, que, pelo contrário, desilude porque fomos criados para acolher o amor de Deus e dá-lo, por nossa vez, aos outros, e não para medir tudo em termos de dinheiro ou de poder, que é o perigo que nos mata a todos.

Queridos amigos, na sua saudação, a vossa Diretora recordou as etapas percorridas pela vossa Associação e as obras nascidas da intuição da fundadora, a senhora Antonieta Vitale – que saúdo cordialmente e agradeço pela sua hospitalidade –, e pôs em evidência a ajuda dos benfeitores e os progressos das várias iniciativas. Mencionou as muitas crianças carinhosamente recebidas e cuidadas. Mirjan, por sua vez, deu testemunho da sua experiência pessoal, da maravilha e gratidão por um encontro que transformou a sua vida e a abriu a novos horizontes, fazendo-lhe encontrar novos amigos e um Amigo ainda maior e melhor que os outros: Jesus. Ele disse algo muito significativo a propósito dos voluntários que prestam aqui a sua colaboração; disse: “Há quinze anos que se sacrificam com alegria por amor de Jesus e amor a todos nós”. É uma frase que revela como dar-se por amor de Jesus suscita alegria e esperança, e como servir os irmãos se transforma em reinar juntamente com Deus. Estas palavras de Mirjan-Paulo podem parecer paradoxais para grande parte do nosso mundo, que tem dificuldade em compreendê-las e procura freneticamente nas riquezas terrenas, na posse e na diversão finalizadas em si mesmas a chave para a sua existência, encontrando pelo contrário alienação e aturdimento.

O segredo duma vida bem-sucedida é, pelo contrário, amar e dar-se por amor. Então encontra-se a força de “sacrificar-se com alegria” e o serviço mais exigente torna-se fonte duma alegria maior. Então as opções definitivas de vida deixam de meter medo, mas aparecem na sua verdadeira luz, como uma forma de realizar plenamente a própria liberdade.

O Senhor Jesus e sua Mãe, a Virgem Maria, abençoem a vossa Associação, este Centro Betânia e os outros Centros que a caridade fez surgir e a Providência fez crescer. Abençoem todos os voluntários, os benfeitores e todas as crianças e adolescentes acolhidos. O vosso Padroeiro Santo António de Pádua vos acompanhe no caminho. Continuai com confiança a servir, nos pobres e abandonados, o Senhor Jesus e a pedir-Lhe que os corações e as mentes de todos se abram para o bem, a caridade operosa, fonte de verdadeira e autêntica alegria. Peço-vos, por favor, que rezeis por mim e de coração vos abençoo.

Você pode conferir todas as fotos no site do Vaticano!

Fontes:

¹http://pt.wikipedia.org/wiki/Alb%C3%A2nia

²http://wikitravel.org/pt/Alb%C3%A2nia

³http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/papa-visita-albania-e-afirma-que-religiao-nao-pode-justificar-violencia.html

 

Deixe um comentário

*
*

CADASTRE-SE

    E receba todas as notìcias em seu email

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço

  • Fale Conosco



    captcha