SEJA BEM VINDO! 21 de Fevereiro de 2018 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Agentes participam de Encontro da Pascom

Publicado em 17/11/2014       1 comentário

10801597_717231761696258_1692169475345363298_n

Agentes da Pastoral da Comunicação de toda a Diocese se reuniram no último domingo, dia 16, para um encontro. Organizado pela Coordenação Diocesana, o evento teve como objetivo apresentar a nova estrutura e articulação da pastoral no nível forâneo e diocesano.

A ideia do evento surgiu depois da participação de três agentes da diocese no Encontro Nacional da Pascom, que aconteceu no último mês de julho em Aparecida/SP e que apresentou as novas diretrizes e orientações da CNBB para a Pastoral.

Para o bispo diocesano Dom Pedro Carlos, a Pastoral da Comunicação tem um importante papel nas atividades da Igreja e o passo que está sendo dado na articulação da pastoral na nossa diocese possa ser o começo de um frutífero trabalho.

Na primeira parte do encontro do domingo, John Torres, jornalista e coordenador diocesano da Pascom, apresentou a nova estrutura diocesana, salientando a importância da Pastoral para as atividades da Igreja. Na ocasião, foi escolhido um coordenador para cada forania, que será o articular local dos trabalhos. Para a Forania Jesus Bom Pastor, o escolhido foi Emerson Gustavo Macedo, agente da Pascom da Catedral Nossa Senhora do Amparo.

Foi apresentada, também, a nova identidade visual da Pastoral da Comunicação Diocesana e Paroquial, esta última como uma sugestão aos agentes. A designer gráfica Giovana Gabriel, agente da nossa paróquia e criadora da nova identidade, explicou o conceito e a importância que o visual tem para mostrar a unidade da Pastoral.

Na segunda parte do evento, foi apresentado o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (doc.99 da CBNN), aprovado neste ano pelos bispo do país e que busca ser reflexão e importante orientador dos trabalhos da Pascom, considerando seus desafios e possibilidades para o anúncio da Boa Nova e construção do Reino, em especial no atual momento, conhecido como a “era da informação”. Para o agente Adilson Jorge, jornalista e também agente da nossa paróquia, apesar de importante, o profissionalismo não deve ser o objetivo da Pascom, mas comunicar o Ser Igreja, Ser Comunidade Cristã, porque ninguém comunica aquilo que não tem e não é. “Temos que nos orgulhar de fazer parte da Igreja Católica e comunicar nosso testemunho de fé. Temos que nos alicerçarmos nos eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade”, disse.

Padre Carlos Panassolo, coordenador de pastoral da diocese, disse a todos da importância de conhecer os documentos e diretórios da Diocese de Amparo, como a Carta Pastoral e o Plano de Pastoral.

Todos agentes receberam um folder com orientações e diretrizes para os trabalhos da Pascom, elaborado a partir da reflexão do 1º Plano de Pastoral da nossa Diocese, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e a exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, e do Diretório de Comunicação Doc.99 da CNBB.

Equipe da Pascom em nossa Paróquia (Adilson, Giovana e Sirlene) com nosso pároco Padre Carlos

Para Sirlene Ribeiro, jornalista e membro da Pascom da nossa paróquia, foi dado um passo importantíssimo em direção à uma Pascom mais unida e motivada em ajudar a Igreja em sua missão evangelizadora. “Ainda temos um longo caminho a percorrer e os desafios são grandes, sim, porém saímos desse primeiro encontro com o espírito renovado. Através do testemunho de cada agente de pastoral, tivemos a oportunidade de partilhar um pouco de nossos conhecimentos e experiências, e, assim, conhecer a realidade da pastoral em outras comunidades. Evangelizar é comunicar a boa nova de Jesus Cristo através da comunicação social, o que é para mim  uma grande alegria”, completa.

Deixe um comentário

*
*

Últimos comentários

  1. Adilson Jorge em 20/11/2014 às 13:28 | (link)

    Foi um encontro maravilhoso. Devemos trabalhar sempre com o orgulho de ser de Deus!

CADASTRE-SE

    E receba todas as notìcias em seu email

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço

  • Fale Conosco



    captcha