SEJA BEM VINDO! 21 de Fevereiro de 2018 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Paróquia recebe Encontro Diocesano da CF 2015

Publicado em 11/11/2014       Nenhum comentário

IMG_9936

Nossa Matriz de São Sebastião recebeu, dia 9 de novembro, o Encontro Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2015, que traz como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf Mc 10,45).

Na abertura do encontro, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini disse da importância da Campanha da Fraternidade dizendo que é preciso que sejamos fiéis ativos e que o encontro é uma forma de preparar-nos ainda melhor para a campanha.

O encontrou contou com grande participação de diversos agentes de pastorais de toda a Diocese de Amparo e teve como palestrante o assessor da CNBB e pesquisador da mística cristã, Evaristo Eduardo de Miranda.

“A Campanha da Fraternidade é algo da Igreja e para a Igreja, mesmo que ela converse com a sociedade. É um importante momento no qual a Igreja reflete, durante a Quaresma, em preparação à Páscoa. Em 2015, a campanha não falará de natureza, Amazônia, água ou tráfico de pessoas, como aconteceu em 2014, mas traz a própria Igreja como tema, uma auto-reflexão tão necessária”, disse Miranda.

Para o pesquisador, devemos partir da reflexão do que é a Igreja. Para isso, apresenta sete “Igrejas”. A primeira é aquele defendida por São Paulo: o Corpo no qual somos os membros e Jesus Cristo a cabeça. A segunda é a ideia de que somos o Povo de Deus, cidadãos de Jesus Cristo a partir do sacramento do Batismo. A terceira Igreja é a do Povo livre e convocado, que não nos tem como escravos nem do poder político nem das paixões humanas. A quarta é a Igreja da Relação, porque não existe separação entre nós e Jesus Cristo, pois a relação entre estes é a própria Igreja. A quinta definição traz a Igreja como a Esposa de Cristo, o conjunto íntimo de amor de cada um e de todos com Jesus, sendo nós Templos do Espírito Santo. A sexta, Igreja de Transcendência, comunhão dos santos e dos remidos. A sétima, a Igreja como Instituição, importante para que tenha organização e caminhe, já que do leigo ao Papa existe o modo católico de governar, que é o servir.

O tema da Campanha no próximo ano traz a Doutrina Social da Igreja como importante instrumento para reflexão. “Não há nenhum problema social que a Doutrina Social não contemple. A reflexão dos problemas sociais partem de quatro dimensões: indivíduo, família, comunidade e sociedade”, afirma Miranda.

Evaristo Miranda escreveu um livro refletindo o tema da Campanha de 2015. Com o título “Eu vim para servir. Comunidade, Igreja e Sociedade”, pode ser adquirido pela Editora Loyola.

Deixe um comentário

*
*

CADASTRE-SE

    E receba todas as notìcias em seu email

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço

  • Fale Conosco



    captcha